GRIPE – H1N1

A ÉPOCA ESTÁ PROPICIA PARA OS DANOS A SAÚDE, E JUNTO COM ISSO A GRIPE!
SAIBA IDENTIFICAR OS SINTOMAS!

O QUE É INFLUENZA (GRIPE)?
Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, causada pelo vírus da influenza. Há três tipos de vírus da influenza: A, B e C. Pode se disseminar facilmente entre as pessoas.

COMO SE TRANSMITE?
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

SINTOMAS
Clinicamente, a doença inicia-se com febre, em geral acima de 38°C, seguida de dor muscular e de garganta, prostração, cefaleia e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de 3 dias. Os sintomas sistêmicos são muito intensos nos primeiros dias da doença.
Com a sua progressão, os sintomas respiratórios tornam-se mais evidentes e mantêm-se em geral por 3 a 4 dias, após o desaparecimento da febre.

Adulto – O quadro clínico em adultos sadios pode variar de intensidade.

Criança – A temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.

Idoso – quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.

COMO SE PREVENIR?
A vacina influenza (gripe) é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença e suas complicações. Você, que faz parte do grupo de risco para a doença, busque uma Unidade de Saúde para receber a vacina.
Lembre-se! Outras medidas também são importantes para a prevenção da doença:
– Lavar e higienizar as mãos com frequência.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa.
– Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.
– Ter boa alimentação e beber bastante líquido.
– Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe.
– Manter a sua casa bem arejada.

VACINA
A vacina contra gripe é segura e é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença. A vacina trivalente protege contra três cepas do vírus influenza. Para 2018, a Organização Mundial da Saúde definiu a composição da vacina com duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2) e uma linhagem de influenza B.

Os grupos prioritários a serem vacinados de acordo com recomendações do Ministério da Saúde são:
• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
• Gestantes;
• Puérperas (até 45 dias após o parto);
• Trabalhadores de saúde;
• Povos indígenas;
• Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
• População privada de liberdade;
• Funcionários do sistema prisional;
• Professores da rede pública e privada;
• Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;
• Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

LINKS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
http://portalms.saude.gov.br/
http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinagripe/

*Para maiores informações e formulação, contate-nos.
**ANTES DO USO DE QUALQUER MEDICAMENTO, PROCURE O MÉDICO OU O FARMACÊUTICO!