VERISOL®; A VERDADEIRA BELEZA VEM DE DENTRO!

VERISOL®
A VERDADEIRA BELEZA VEM DE DENTRO

O envelhecimento cutâneo é um processo inevitável, causado por fatores intrínsecos (envelhecimento cronológico) e fatores extrínsecos, como poluição, estresse, fumo, álcool e principalmente a exposição solar cumulativa (foto envelhecimento). Ambos os processos intrínsecos e extrínsecos de envelhecimento estão associados a alterações fenotípicas em células cutâneas, bem como alterações estruturais e funcionais na matriz extracelular dérmica (MEC). Os fibroblastos dérmicos são as células responsáveis pela síntese das proteínas da MEC, como colágeno, fibras elásticas, e proteoglicanas que conferem resistência, resiliência e hidratação, respectivamente. Estas proteínas são fundamentais para manutenção da estrutura e função da pele. As numerosas modificações da MEC durante o envelhecimento, destacando-se as alterações de colágeno, têm sido sugeridas como a causa das alterações clínicas observadas no processo de envelhecimento. Com o avanço da idade, a pele passa a apresentar um importante declínio do conteúdo de colágeno. A literatura científica relata que a perda de colágeno, no período fértil da mulher, ocorre cerca de 1% ao ano e pode atingir mais de 30% no período pós-menopausa. Portanto, a perda de colágeno é o principal marcador do envelhecimento cutâneo. Nos últimos anos suplementos alimentares alegando benefícios de saúde e propriedades funcionais têm aumentado consideravelmente. A mais nova tendência envolvendo nutrição e pele tem recebido destaque especial, devido aos efeitos benéficos de alguns ingredientes no processo de envelhecimento cutâneo. Estudos clínicos têm demonstrado os efeitos positivos de ingredientes nas propriedades biomecânicas da pele, bem como nas funções de barreira. Em paralelo a isso, experimentos in vitro e em animais revelam o mecanismo de ação de ingredientes alimentícios na biologia celular e molecular das células da pele de ação. Pele saudável é uma manifestação de saúde geral e, como tal, pode ser influenciada pelo consumo de ingredientes alimentícios, incluindo vitaminas, peptídeos e antioxidantes. Pensando nisso, a GELITA, uma das maiores fabricantes mundiais de gelatina e colágeno hidrolisado, desenvolveu VERISOL®, um alimento funcional inovador voltado aos cuidados com a pele, que age de dentro para fora, atenuando e prevenindo os sinais do tempo. VERISOL® é uma combinação única de Peptídeos Bioativos de Colágeno®, obtidos a partir de um processo tecnológico especial e patenteado, que origina peptídeos específicos para atuar nas células dérmicas e, assim, estimular e restaurar o metabolismo destas células de dentro para fora. VERISOL® suaviza os sinais do tempo e melhora a elasticidade cutânea, reduz o volume das rugas e aumenta o conteúdo de colágeno na pele a partir de 4 semanas de uso contínuo.

PROPRIEDADES:
SE BENEFICIE COM O PODER NATURAL DOS PEPTÍDEOS BIOATIVOS DE COLÁGENO® OTIMIZADOS DE VERISOL®:
• Biodisponível
• Melhora significativamente rugas e restabelece a elasticidade e hidratação cutânea;
• É o único que contém Peptídeos Bioativos de Colágeno específicos para as células da pele;
• Único otimizado e eficaz na dosagem de 2,5g/dia;
• Estimula a produção de colágeno e proteoglicanas na pele, responsáveis por manter a pele firme e hidratada;
• Restaura o metabolismo da pele, recuperando o equilíbrio necessário para contrabalancear o processo de envelhecimento da pele;
• Atua nas camadas mais profundas da pele de dentro para fora;
• Ativo seguro: não causa efeitos colaterais e não apresenta interações com outros suplementos e medicamentos.

POR QUE VERISOL®?
VERISOL® contém Peptídeos Bioativos de Colágeno®, obtido por meio de um processo de hidrólise tecnológico especial e otimizado, que origina peptídeos específicos para atuar nas camadas mais profundas da pele de dentro para fora, restabelecendo o metabolismo das células dérmicas com a administração de uma pequena dose diária. VERISOL® atinge as células das camadas mais profundas da pele, atuando onde cosméticos não são capazes de atingir, oferecendo uma ação antiaging de dentro para fora, com resultados perceptíveis a partir de 4 semanas de tratamento.

BIODISPONIBILIDADE
A biodisponibilidade de Peptídeos de Colágeno após a administração oral, em animais e humanos, tem sido descrita em vários estudos. Estes estudos demonstram que os Peptídeos de Colágeno podem ser detectados em diferentes órgãos e tecidos conjuntivos após a administração oral. De acordo com Richelle et al. (2006), biodisponibilidade é definida como a quantidade relativa de compostos bioativos oriundos da dieta, que atravessa a barreira intestinal, atinge a circulação sanguínea e está disponível para os processos metabólicos ou armazenamento no corpo e, neste contexto, a pele. Estudos reportam que os Peptídeos de Colágeno são absorvidos através da mucosa intestinal, atingem a circulação sanguínea e são distribuídos para a pele. Segundo Oesser et al. (1999), cerca de 100% dos Peptídeos de Colágeno são absorvidos a partir da mucosa intestinal dentro das primeiras 12 h após a administração e são distribuídos e acumulados na pele por cerca de 96 h.

MECANISMO DE AÇÃO
O colágeno tipo I é o principal componente estrutural da MEC da pele, responsável pela manutenção da estrutura da derme. É primeiramente sintetizado pelos fibroblastos como um precursor solúvel, pró-colágeno tipo I, o qual é secretado e sofre ação proteolítica para formar as fibras de colágeno. As fibras elásticas, compostas por elastina e proteínas microfibrilares, também são componentes importantes da MEC e conferem resiliência à derme, equilibrando as propriedades biomecânicas da pele (elasticidade, firmeza). Além das fibras elásticas e do colágeno, proteoglicanas formam ligações entre a rede de colágeno e elastina e asseguram a turgidez da pele devida sua capacidade de ligação de água. As principais proteoglicanas da derme são biglicana, a decorina e versicana. Uma vez ingerido, os Peptídeos Bioativos de Colágeno® do VERISOL® são absorvidos e distribuídos para a pele. No tecido cutâneo, exercem um efeito de estimulação do metabolismo anabólico, ou seja, estimulam os fibroblastos a produzirem proteínas da MEC, principalmente colágeno tipo I e proteoglicanas como decorina e biglicana. Portanto, o VERISOL® tem a capacidade de aumentar a expressão do colágeno tipo I e proteoglicanas envolvidos na formação e sustentação de fibras elásticas dérmicas, ocasionando assim a diminuição da flacidez e melhorando a hidratação e suavidade da pele.

REDUÇÃO DAS RUGAS PROMOVIDA POR VERISOL®
Outro estudo clínico duplo-cego, randomizado, placebo-controlado, avaliou a eficácia da administração oral de VERISOL® na redução do volume das rugas na região dos olhos (região periocular). O objetivo secundário deste estudo foi analisar o conteúdo de proteínas da MEC, inclusive pró-colágeno tipo I, nos fluidos da pele, por meio da técnica conhecida como sucção da bolha de líquidos (suction blister fluids). Mais de 100 voluntários saudáveis, do sexo feminino, com idades entre 45 e 65 anos, foram recrutados e subdivididos em 2 grupos, onde receberam Placebo ou VERISOL® 2,5g/dia, por um período de 8 semanas, seguido de 4 semanas após a última ingestão (Fase de regressão). O Volume das rugas foi mensurado por medidas instrumentais e por documentação fotográfica antes da primeira administração oral (baseline), depois de 4 e 8 semanas e 4 semanas após a última ingestão (Fase de regressão). Os resultados indicaram que a dose diária de 2,5 g de VERISOL®, levou a redução significativa do volume das rugas na região periocular (aprox. 12%) em comparação com o grupo placebo, logo após 4 semanas de tratamento. Este efeito foi ainda mais pronunciado após 8 semanas, indicando uma redução em média de 30% do volume das rugas no grupo tratado com VERISOL®. No final de 4 semanas após o término do tratamento (Fase de regressão), as mulheres que receberam VERISOL®, ainda apresentaram uma redução de 16% da profundidade das rugas, em comparação com o grupo placebo. VERISOL® também estimulou a síntese das principais proteínas da MEC da derme, aumentando significativamente o conteúdo de pró-colágeno (65%) e elastina (18%), após 8 semanas de ingestão diária de 2,5g de VERISOL®, em comparação ao placebo. Com base nos dados demonstrados, podemos concluir que, a dose diária de 2,5 g de VERISOL® tem um efeito benéfico na pele, tal como uma significativa redução do volume das rugas perioculares. Os dados sugerem que o efeito positivo é causado pelo aumento detectado do colágeno tipo I e síntese de elastina. As imagens da Figura 2 são representativas do estudo e demonstram os efeitos do VERISOL® na redução do volume das rugas perioculares.

INFORMAÇÕES DE QUALIDADE E SEGURANÇA
VERISOL® é um alimento considerado seguro. Não foram relatados efeitos adversos significativos com o uso de VERISOL®. Pacientes com problemas renais crônicos e diabéticos, devem fazer uso de VERISOL® sob orientação do médico e/ou nutricionista.

INDICAÇÕES
VERISOL® é indicado para indivíduos que desejam investir em seu bem-estar físico, restaurar a jovialidade e prevenir o envelhecimento cutâneo. VERISOL® tem um enorme potencial no mercado crescente de produtos voltados as mulheres entre 30 e 60 anos ou mais de idade. VERISOL® é uma fonte proteica, podendo ser utilizado por pessoas de todas as idades como um alimento funcional para melhoria da saúde e qualidade de vida.

SUGESTÃO DE DOSAGEM
Com base nos estudos de eficácia, a dose recomendada é de 2,5g de VERISOL® diariamente, dose única, ou dividido em dosagens menores ao longo do dia.

INFORMAÇÕES FARMACOTÉCNICAS
VERISOL® é muito versátil, podendo ser dispensado em diferentes formas farmacêuticas como cápsulas, sachês, pó para preparo extemporâneo (shake, refresco, frapês, mousses, sopas etc.), chocolate nutricional, gomas, pastilhas e sorvete nutricional. VERISOL® não apresenta incompatibilidades se associado às vitaminas, minerais, alimentos funcionais e fitoterápicos.

INFORMAÇÕES DE ARMAZENAMENTO
VERISOL® deve ser armazenado em local fresco, livre de luz e umidade.

*PARA MAIORES INFORMAÇÕES E FORMULAÇÃO, CONTATE-NOS.

**ANTES DO USO DE QUALQUER MEDICAMENTO, PROCURE O MÉDICO OU O FARMACÊUTICO!